Formação de Acordes (Tríades)

         Acorde é a execução simultânea de várias notas, sendo que essas notas são organizadas a partir da nota mais grave, que é chamada de tônica ou fundamental. Existem dois tipos de acordes, as tríades, que são acordes formados por três notas, e as tétrades, que são acordes formados por quatro notas. Além desses dois tipos existem as notas adicionais, como quartas, sextas e nonas. Também existem as qualidades dos acordes que podem variar de acordo com o seu intervalo (maior, menor, aumentada e diminuta).


TRÍADES: São acordes de 3 notas, sendo elas a tônica (que dá o nome ao acorde), a terça e a quinta. O que define a qualidade do acorde, ou seja, se ele será maior, menor, diminuto ou aumentado será a terça e a quinta. 

Tríades Maiores: São acordes formados pela tônica (F), terça maior (3M) e a quinta justa (5J). A cifra do acorde maior é representado pela sua tônica, por exemplo, Sol maior = G.
Estrutura das Tríades Maiores
Distância

T+T

T+ST

Intervalos
F

3M

5J

Tríades Menores: São acordes formados pela tônica (F), terça menor (3m) e a quinta justa (5J). A cifra do acorde menor é representado pela sua tônica, e a letra “m” (menor) ao lado, por exemplo, Sol menor = Gm.
Estrutura das Tríades Menores
Distância

T+ST

T+T

Intervalos
F

3m

5J


Tríades Aumentadas: São acordes formados pela tônica (F), terça maior (3M) e a quinta aumentada (5A). A cifra do acorde menor é representado pela sua tônica, e um sinal de “+” ao lado, por exemplo, Sol aumentado = G+.
Estrutura das Tríades Aumentadas
Distância

T+T

T+T

Intervalos
F

3M

5A

Tríades Diminutas: São acordes formados pela tônica (F), terça menor (3m) e a quinta diminuta (5D). A cifra do acorde menor é representado pela sua tônica, e pela a abreviação “dim” de diminuto, por exemplo, Sol diminuto = Gdim.
Estrutura das Tríades Diminutas
Distância

T+ST

T+ST

Intervalos
F

3m

5D